Ferramenta criada pela Juliana Mathias de Souza, que decidiu compartilhar com todos! Fiquem com a publicação dela a seguir, e baixem a ferramenta neste link!


Pensando em ilustrar as regras citadas no post de motivação, desenvolvi uma ferramenta que faz a projeção do imposto devido, assim você poderá tomar a melhor decisão. O preenchimento do Excel é bem simples: nas células pintadas em cinza você insere as informações pedidas e no quadrante de resultados você poderá comparar cada uma das opções!

A aba “Fluxo” é onde se localiza o amarrado do cálculo. Por lá, temos uma projeção mensal em que calculamos a entrada de contribuições, rentabilidade, evolução do saldo acumulado e os impostos devidos em cada uma das situações!

A exceção é o cálculo de Dedução Fiscal Total que é feito na aba “Incentivo”. Quem opta por produto PGBL possui o benefício de dedução fiscal (o Victor já falou mais sobre esse tema em Nova Ferramenta de IRPF). Neste simulador, o cálculo é bem mais simplificado: o incentivo fiscal considera apenas as contribuições para previdência e a base para Cálculo de IR não envolve demais deduções. Lembro que a dedução só vale caso o participante opte pela declaração de renda de IR Completa.

Outro cálculo que o simulador faz é o valor da Renda Mensal Vitalícia Diferida, esse é um parâmetro necessário para estimar o IR devido caso o participante opte pela conversão em renda. Faço o adendo de que o cálculo do IR na opção de renda se refere apenas ao primeiro ano de concessão já que, em tese, considerando a sua expectativa de vida, a soma dos impostos pagos até o final da sua vida irá convergir para o montante pago em caso de resgate.

Além disso, para a simulação do IR Renda (1º ano)* no regime de tributação progressivo foi considerado uma alíquota fixa de 15%, percentual retido na fonte, já que na declaração de IR são analisadas todas as fontes de renda do aposentado para que a alíquota seja determinada, ou seja, entra o recebimento do INSS, aposentadoria privada, renda com aluguéis etc.

Pense bem antes de fazer a escolha já que não é possível migrar de um plano PGBL para um VGBL (e vice-versa) e também não é possível alterar a tributação de regressiva para progressiva. Já a alteração do regime progressivo para o regressivo é uma portabilidade possível, contudo, o tempo de permanência anterior é completamente desconsiderado.

Os cálculos são meras estimativas baseadas nas informações inseridas por você! Faça bom uso!

2 comentários “Simulador IR XGBL”

  • CARLOS MAURICIO VALE DE MELO disse:

    Um dos melhores simuladores que já vi até hoje, mas ainda peca em algo muito comum. Ao calcular o Incentivo fiscal, é desprezada a opção de fazer a declaração do IR pelo modelo simplificado. Além disso, em nenhum lugar do simulador eu insiro as minhas Despesas Dedutíveis, logo, não tenho como calcular o valor do incentivo fiscal. Para uma simulação com renda anual de 72mil, como o simulador sabe que o incentivo fiscal é de R$1.980,00 ao contribuir com 12% da renda? E se as minhas despesas jogarem minha alíquota de imposto para 22,5%? Outro ponto é, se eu não tenho despesas, eu uso o Formulário Simplificado. Logo, ao contribuir para o PGBL o incentivo fiscal será o imposto pelo modelo simplificado menos o imposto pelo modelo completo (com PGBL).

    • Juliana Mathias disse:

      Muito obrigada pelo elogio Carlos!
      Como você utiliza p formulário simplificado do IR basta você marcar o campo “Declaração de IR” como Simplificada (a célula cinza E10 tem uma lista suspensa!).
      Com esse ajuste a dedução fiscal fica completamente zerada já que a dedução fornecida pelo formulário simplificado desconsidera se você fez ou não contribuições para o plano PGBL, ou seja, não existe um impacto diretamente atrelado a essa informação.
      A dedução calculada neste simulador é uma estimativa simples que isola apenas as contribuições do PGBL. Para o cálculo completo sugiro que você acesse o artigo do Victor, o link está aqui no artigo 😉
      A planilha está sem nenhuma trava. Fique a vontade para imputar valores e ajustar o cálculo para a sua necessidade pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.