Durante muitos anos conversamos sobre esse desejo: “por que não temos um lugar para publicar nossas ideias e ferramentas?

Partindo dessa ideia, e quebrando a barreira da rotina corrida, decidimos dar um passo e ir, aos poucos, tornando esse desejo em realidade. Temos muita coisa já produzida – é claro, muita coisa não saiu da fase “alpha”, é verdade – mas achamos que a melhor forma de melhorar e discutindo.

Somos eternos defensores da simplificação da ciência. O conhecimento precisa ser livre e amplo – na medida do viável, é claro – para modificar a vida das pessoas. Não acreditamos que uma regressão linear ou uma anuidade atuarial, por exemplo, devam ser tratados como conhecimento exclusivo por “reserva de mercado”, então descontruiremos os conceitos, sempre que for necessário, para tornar as ideias mais claras.

E por que “eRandom”?

Victor e Fabiano fizeram brainstorms por muitos anos e não chegaram a um nome que fosse leve e que mostrasse associação aos temas abordados.

Quem nos conhece sabe que, para nós, o trabalho precisa ter um propósito e ser desafiador, e a jornada precisa ser divertida. Tirando os boletos que precisamos pagar, é claro, se não pudermos manter o clima leve, dar risadas e aprender com nossos erros, não há inovação, e não há avanços.

E em um infame trocadilho com “é errando que se aprende“, vimos como se aproxima de random, de aleatório, base das ciências probabilísticas, com o prefixo “e”, usado para coisas eletrônicas (nossa paixão e o ambiente onde trabalhamos), e assim achamos que, de tão ruim, ficou ótimo para o nome do projeto.

E o que eu encontrarei no projeto?

Começamos com um grupo pequeno de associados, e dividiremos com vocês ferramentas que criamos para as mais diversas utilidades (e, algumas, para nenhuma utilidade, é verdade, só para testar conceitos mesmo) e publicações de ideias ou discussões sobre os mais diversos contextos de Estatística, Atuária, Economia, Contabilidade, Gestão, Tecnologia etc.

Este grupo poderá crescer conforme mais pessoas quiserem participar, é claro, se comprometendo a, quando a rotina permitir, produzirem conteúdo em linguagem amigável para o projeto. Para se associar é só conversar conosco e trazer algumas ideias. Simples assim.

Sonhos nossos de longo prazo incluem, quem sabe, softwares, cursos, podcasts e até projetos de consultoria (não conflitantes com o emprego, é claro), mas entendemos que o tempo é um ativo muito importante, que a família e o emprego são prioridades, e que é preciso um pequeno passo para se começar uma longa caminhada.

Legal, mas por que não publicar no LinkedIn, Medium etc.?

Acreditamos que estas ferramentas trazem grande visibilidade para o autor, indiscutivelmente. Por outro lado, acreditamos que a colaboração e a parceria trazem mais valor para o grupo do que o trabalho individual.

Nossas postagens, pelo propósito do projeto, como pode ver no rodapé, precisam ser feita em sob uma licença Creative Commons, então as publicações e ferramentas podem ser reproduzidas e copiadas integralmente, contanto que os autores sejam citados.

Uma vez que o material dos autores é mencionado – ou puramente copiado/colado – o site precisa ser mencionado e, consequentemente, todos os associados ganharão alguma visibilidade, trazendo benefícios a todos!

Dito isto, é claro, o conteúdo de qualquer publicação ou ferramenta pode ser reproduzido integralmente em qualquer outro site, contanto que o autor e o site sejam mencionados (se puder fazer um marketing sobre a gente como bônus, a gente até agradece!)