Amigos,

Todo ano, chegando dezembro, recebemos uma chuva de e-mails e SMS falando para aportarmos recursos no nosso PGBL ou Fundo de Pensão para termos benefício fiscal.

“Coloque agora mesmo 12% do seu salário e não se arrependa!”

Não sei o que acham, mas acho que ter 12% do salário anual pra colocar de uma vez, logo em dezembro, é um luxo que poucos podem ter, além de você pode tomar uma decisão errada.

Por exemplo, se você tem um VGBL, aportar esse dinheiro lá não fará a menor diferença (podemos fazer um post no futuro, caso alguém queira entender). E se você já colocou 3% por mês pela regra da sua empresa, você pode acabar excedendo o teto de benefício fiscal.

Não entendam mal, vocês precisam ter uma Previdência Privada, principalmente quem ganha acima do teto do INSS (mais sobre se vai existir ou não INSS quando nos aposentarmos em um papo filosófico futuro), e essa quantia depende de quanto você quer ter quando se aposentar. Não tem conta fácil para isso.

Mas quisemos fazer um simulador porque todo ano fica a dúvida de quanto vale aportar na Previdência Privada para fins tributários, se devo fazer a declaração simples ou completa ou se devo declarar minha filha no meu ou no de minha esposa. Agradeço a elas a motivação pra fazer a ferramenta! Haha

Lembrando que não sou Contador nem tenho autorização legal de dar consultoria contábil, só autorização do Ministério do Excel de fazer planilhas sobre qualquer tema. Depois posto a carteirinha.

Veja aqui a ferramenta e a explicação. Divirtam-se, e pensem por si mesmos!